Definição de
modelos de cor
Os modelos
de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor. Por outro
lado, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os
componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor. Neste espaço
cada cor representa uma cor diferente.
Modelo
aditivo
Num modelo aditivo a ausência de luz ou de cor
corresponde à cor preta, enquanto que a mistura dos comprimentos de onda ou das
cores vermelha (RED), verde (GREEN) e azul (BLUE) indicam a presença da luz ou
a cor branca.
Modelo subtrativo
Num modelo subtrativo a
mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais
comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao
branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos
refletidos.
Modelo RGB
RGB é a abreviatura do sistema de
cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue).
O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos
eletrónicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners
e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.
Modelo CMYK
CMYK é a abreviatura do sistema de
cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow)
e Preto (Black).
O CMYK funciona devido à
absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz
que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e
fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é
conhecido como quadricromia.
Modelo HSV
HSV é a abreviatura para o
sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation
(saturação) e value (valor). O HSV também é conhecido como HSB (hue,
saturation e brightness — matiz, saturação e brilho,
respectivamente). Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme
descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
- Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
- Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
Valor
(brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.
Modelo YUV
O padrão YUV (chamado também
CCIR 601), anteriormente baptizado YCrCb (Y Cr Cb), é um modelo de
representação da cor dedicado ao vídeo analógico.
Baseia-se num modo de transmissão vídeo de componentes separadas que utilizam três cabos diferentes para fazer transitar as informações de luminância (luminosidade) e dois para as componente de crominância (cor). Trata-se do formato utilizado nos padrões PAL (Phase Alternation Line) e SECAM (Séquentiel Couleur avec Mémoire).
O parâmero Y representa a luminância (ou seja a informação a preto e branco), enquanto U e V permitem representar a corminância, ou seja, a informação sobre a cor. Este modelo foi criado para permitir transmitir informações coloridas para as televisões a cores, garantindo que as televisões a preto e branco existentes continuavam afixar uma imagem em tons de cinzentos.
Uma conexão YUV baseia-se habitualmente na utilização de três cabos RCA de cor verde, azul e vermelha:
Uma conexão YUV permite oferecer
uma qualidade de vídeo óptima, enviando simultaneamente as 576 linhas da
imagem, sem entrelaçamento (de uma só vez).
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