Pesquisa

sexta-feira, 21 de março de 2014

Som!!



O que é som?
O som é um fenómeno físico causado pela vibração de matéria

O que é o áudio digital?

O áudio digital pode ser  quantizado com diferentes resoluções, ou seja, com mais ou menos bits.
Quanto maior for a resolução, maior será a profundidade de bits utilizada, melhor será a qualidade do som e maior será o ficheiro armazenado.

Existem formatos comprimidos e formatos não comprimidos

Formatos comprimidos:

Waveform áudio (wav)
    
     WAV (ou WAVE), forma curta de WAVEform audio format, é um formato-padrão de arquivo de áudio da Microsoft e IBM para armazenamento de áudio em PCs.
      É uma variação do método de formatação de fluxo de bits RIFF para armazenar dados em blocos (chunks) e também parecido com os formatos IFF e o AIFF usados em computadores Macintosh. Ambos WAVs e AIFFs são compatíveis com os sistemas operacionais Windows e Macintosh. São levadas em conta algumas diferenças nos processadores Intel como a ordem de bytes "little-endian". O formato RIFF age como um "empacotador" (wrapper) para vários codecs de compressão de áudio. É o principal formato usado nos sistemas Windows para áudio simples.

Audio Interchange File Format

     O Audio Interchange File Format (AIFF em abreviatura) é o formato de áudio utilizado pelo sistema operativo da Apple, o Mac OS e em computadores Silicon Graphics. A extensão destes ficheiros pode ser aiff ou aif.

Audio (au)

     Au é um formato de arquivo de áudio simples introduzido pela Sun Microsystems. O formato era comum em sistemas seguinte e em páginas da Web iniciais. Originalmente era sem cabeçalho, sendo simplesmente 8 bits μ-codificado da lei de dados a uma taxa de amostragem de 8000 Hz. Hardware de outros fornecedores frequentemente utilizado taxas de amostragem tão altas como 8192 Hz, muitas vezes fatores inteiros de sinais de relógio de vídeo. Arquivos mais novos têm um cabeçalho que consiste em seis palavras não assinados de 32 bits, um pedaço de informação opcional e, em seguida, os dados (em formato big endian).


Sound (snd)

     Um arquivo SND (som) é um formato de arquivo de som digital. Há mais de um em existência
     Mais comumente um arquivo snd. Contém um arquivo de som NeXT. Isto é essencialmente o mesmo que o formato de arquivo au utilizado pela Sun Microsystems. Os primeiros quatro bytes de um arquivo snd. Conter o número hexadecimal 0x2e736e64 que exibe como ". Snd" quando interpretado como texto ASCII.
     Outro formato de arquivo snd. É atribuída à Apple Inc. Os dados armazenados em tais arquivos são comandos para o Sound Manager Macintosh incluindo instrumentos wavetable e amostras de som. Assim, é algum tipo de melhora formato midi. Assim ele pode servir como um formato de arquivo de áudio puro, se apenas um comando e uma amostra do som é armazenado nele. Neste formato, os dois primeiros bytes especificar um número inteiro de 16 bits conterá o número 1 ou 2.

Musical Instrument Digital Interface  (midi)

     General MIDI ou GM (Musical Instrument Digital Interface) é uma especificação para sintetizadores que impõe vários requisitos para além da norma MIDI mais geral. Enquanto que a norma MIDI proporciona um protocolo de comunicações que assegura que diferentes instrumentos (ou componentes) possam interagir a um nível básico (por ex., tocando uma nota num teclado MIDI vai fazer com que um módulo de som reproduza uma nota musical), o General MIDI vai mais além de duas maneiras: ele requer que todos os instrumentos compatíveis com o GM tenham um mínimo de especificações (tais como pelo menos 24 notas de polifonia) e associa certas interpretações a vários parâmetros e mensagens de controle que não tinham sido especificadas na norma MIDI (como a definição de sons de instrumentos para cada um dos 128 números dos programas).

Compact Disc digital Audio (cda)

                Uma faixa de CD de Áudio ou um arquivo .CDA é pequeno (44 bytes) e é gerado automaticamente pelo Microsoft Windows para cada faixa em um CD de áudio. O arquivo contém informação de indexação para que os programas de reprodução de mídia executem ou copiem o disco.
 Os aparelhos em geral, entre DVDs, Tocadores de CDs em geral usam o formato .CDA para leitura de áudio. Sendo assim, o ".CDA" é um formato universal para tocadores de CD. Quando gravamos um CD de áudio, muitos de nós pensamos que basta transformar a música para WAV ou MP3 e gravar a mesma coisa no CD que vai rodar em um estéreo. Esta ideia é errada, pois geralmente é usado um Compilador de Gravação, como o AC3 Decoder, o RA2WAV, o TuneSpark CD Maker ou o Ripper. Estes programas de gravação possuem um algoritmo responsável para a transformação de WAV/MP3/OGG em CDA. Existem programas atualmente que convertem MP3/OGG em CDA sem passar pelo formato WAV. Eles fazem a chamada Conversão Reversa.


Formatos comprimidos

Com perdas:

Motion Picture Experts Group (MPEG)

Um arquivo MPEG é um arquivo digital contendo vídeo e áudio digitais codificados seguindo determinados padrões de compressão e armazenados em um dado formato específico.
O comité ISO especifica separadamente o tratamento de áudio e de vídeo, permitindo streams sem áudio, por exemplo.
Um filme é uma sequência de blocos.
Cada bloco do filme contém seções individuais para o vídeo e para o áudio.
A sincronização entre o vídeo e o áudio é feita através de marcadores de tempo que são afixados durante a codificação nos identificadores de blocos.

QuickTime Audio (qt ou mov)

              QuickTime é uma estrutura de suporte (framework) multimédia, capaz de manipular formatos de vídeo digital, média clips, som, texto, animação, música e vários tipos de imagens panorâmicas interactivas.
              QuickTime é a ferramenta de extensão multimédia mais importante e número um, requerida, indispensável, e não substituível, para qualquer interactividade dos programas de multimídia com os computadores da Apple, inclusive para o funcionamento correto do programa "iTunes", entre vários outros programas, assim como com os “hardwares” acopláveis, incluindo - mas não limitado a — o DVD player.

Mov é um formato multimédia utilizado para armazenar sequências de vídeo pelo software QuickTime (Mov é a extensão usada nos arquivos criados por default no QuickTime e sua abreviação refere-se à palavra movie = filme, em Português). Com o Quick Time para o Windows é possível ver vídeos no Windows. Em algumas das novas versões de determinados browsers, com o uso de um plug-in instalado no sistema, podem-se ver vídeos directamente na janela do browser, sem ter que fazer o download do vídeo.






Windows Media Audio ( wma )

Windows Media Audio (WMA) é um formato produzido pela Microsoft que tem grande compatibilidade com o Windows Media Player.
Entretanto, pode ser reproduzido pelo Winamp e outros reprodutores de áudio, com excepção do iTunes, que oferece serviço de codificação de WMA ao AAC. Oferece qualidade de áudio igual ao MP3, porém pode haver limitação em relação à licenciatura por ser proprietário. Vale ressaltar que este formato, assim como o MP3, é um formato lossy, ou seja, ocorre nele a remoção de certas frequências e harmónicos / informações em geral contidas no fluxo de áudio original durante a compressão neste formato.
O primeiro codec WMA era baseado no trabalho anterior de Henrique Malvar e de sua equipe. De acordo com o artigo publicado, a tecnologia foi transferida para a equipe do Windows Media Team da Microsoft.

Sem Perdas:


Apple Lossless Audio Codec ( m4a )


Apple Lossless, também conhecido como Apple Lossless Audio Codec (ALAC), ou Apple Lossless Encoder (ALE), é um codec de áudio desenvolvido pela Apple Inc. para lossless de compressão de dados digitais de música.  A Apple apresentou ao codec como Apple Lossless, embora mais recentemente têm começado a usar o ALAC abreviado termo para se referir ao codec.






Sem comentários:

Enviar um comentário